Resenha: Um Ano Sabático - Renata R. Corrêa

Olá, amores!
Como vocês estão?
Hoje tem resenha de um livro que vale a pena ter na lista das melhores histórias.
Vocês vão amar!



Um Ano Sabático - Renata R. Corrêa

Sinopse:  
Quando os sonhos de Rafaela, uma jovem fisioterapeuta, se transformam em pesadelos, ela é diagnosticada com Síndrome de Burnout. De repente, nada mais em sua vida parece fazer sentido, e na busca de si mesma e da felicidade perdida ela precisará ter coragem para recomeçar do zero. 
No seu ano sabático, um tempo de descanso, aprendizado e recomeços, ela se redescobrirá, encontrando coisas que se perderam com o tempo e tentará resgatar a simplicidade dos valores importantes da vida. No meio dessa encruzilhada, que definirá o rumo do seu destino, ela conhecerá o amor verdadeiro. Tudo isso serão pilares fundamentais para sua recuperação e, quem sabe, para encontrar a verdadeira felicidade.
Disponível na Amazon:  Clique Aqui.





Resenha



 Um Ano Sabático - Renata R. Corrêa



Bom, que a Renata tem o dom das palavras, isso nós já sabemos. Mas, olha! Esse livro me fez reviver todas as minhas incertezas e repensar algumas atitudes.
Ler "Um ano sabático", foi muito mais que apenas entrar na história, foi como tirar ensinamentos para a vida.
O livro relata a trajetória de Rafaela.
Uma jovem atolada nas responsabilidades do dia a dia e sem muito tempo para viver. Mas, como tudo o que é demais cobra seu preço, Rafa se viu obrigada a mudar o roteiro.

" Eu precisava dar um jeito na minha vida. Tudo estava pesado demais. Eu já não estava suportando carregar meu mundo nas costas."

Foi por não respirar que a protagonista teve que enfrentar o desconhecido. A autora  aborda um assunto complexo e mais comum do que imaginamos. Síndrome de Burnout. Nome complicado, para uma doença cotidiana. Estresse, sobrecarga emocional e desgaste psicológico.
Rafaela se viu sem saída, presa a uma rotina que não gostava e dona de atitudes que não condizia com a pessoa que sempre foi.
Como se diz: Para recomeçar, basta finalizar um capítulo. Foi isso que a mocinha fez.

"Meu ano sabático estava começando e com ele o fim de muitas coisas. Um fim para um recomeço."

A jornada da personagem é linda e encantadora.
A descoberta do amor.
A conquista da felicidade.
E, a lembrança de momentos bons que foram se perdendo no tempo.
Nada como se permitir, para poder se encontrar.

" Senti que, por mais difícil que fosse minha caminhada dali em diante, eu seria forte o suficiente para enfrentar o que fosse preciso."

Rafaela buscou na escrita sua fuga da realidade. E, a partir daí, começa a estabilizar seu equilíbrio.

"Tantos anos depois,  conseguia finalmente entender a profundidade daquelas palavras e o sentido que escrever tinha para mim."

Só que quando menos se espera, o universo nos presenteia com o que sempre sonhamos. 
Um dia comum e um encontro arrebatador.
Fernando é um cara diferente de tudo o que Rafaela já viu. Lindo, carinhoso, atencioso e apaixonante. Nem um dos dois esperava encontrar o amor, mas, o amor resolveu aproximar duas pessoas que não acreditavam em sentimentos.

"Sentia algo estranho na presença de Fernando. Uma vontade estranha de saber mais sobre ele, de tê-lo por perto, como se o simples fato de estar ao seu lado de algum modo me acalmasse." 

Nós só entendemos o que precisamos, quando achamos o que nunca pensamos procurar. Foi isso que aconteceu com Rafaela e suas convicções.
Tenham em mente que, pontos finais nem sempre significam o fim.
O romance é realista, muito bem escrito e a leitura flui de uma maneira envolvente. A autora constrói histórias curtas, mas que seguem o plano sem apressar os acontecimentos.
Como sempre, em todos os sentidos, Renata arrasou!
Gostaria que vocês lessem e pegassem cada dica que o livro trás.
Eu tirei uma certeza dessa experiência: Se sentir realizado, não quer dizer ter o mundo aos seus pés. Ser realizado, significa, olhar para trás e ter a certeza de que aproveitou cada oportunidade que a vida te deu.
Deixo aqui a frase que mais me marcou durante a leitura.

"A vida é muito curta para apenas 'ser levada adiante', ela precisa ser vivida. Vivida de forma plena, intensa, feliz."

É isso.
Espero que tenham gostado!
Até a próxima.


3 comentários

  1. Meu Deus do céu que coisa mais linda! Muito obrigada, querida. Suas palavras aqueceram meu coração. Muito bom perceber que consegui fazer minha história tocar as pessoas, ainda mais você, que já é tão especial para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi maravilhoso ler esse livro. Como todos os outros, a história sempre tem algo a agregar.
      Obrigada, Re. ❤

      Excluir